quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Cansei de me cansar quando cansado estava


Segunda feira, 7 horas da manhã todo mundo está com cara de cansado. Alguns podem até disfarçar usando óculos escuros, hidratante, mas não adianta, suas costas estão arcadas. Alguns estão com as  costas tão arcadas que os ombros relam no chão.

Segunda feira, depois de um feriado prolongado até o Sol está cansado. Dos seres vivos o cachorro é uma incógnita ambulante. Nunca sabemos se ele está com a língua de fora porque está com sede, fome ou cansaço. Se ele não estiver com um dos três ele não é um cachorro, é um anão Boliviano disfarçado fugindo da Policia Federal.

Minha prima tinha um cabelo grande, enorme, gigantesco. Era tão grande que cansava só de olhar. Um dia perdi o amor a vida e a amizade dela, perguntando-a qual o motivo de um cabelo daquele tamanho que quando amarrado em cima da cabeça como um “coque” ficava tão alto quanto um prédio de três andares.

Tem certas palavras que só depois de ditas é que percebemos que não deveríamos ter feito. Numa mesa de bar, depois de uma pá de cervejas uma amiga relaxou e bradou a quem quisesse ouvir: “Essa vida me cansa a beleza!” Não resisti: “Querida, não dá para se cansar daquilo que não se tem!”

Li uma matéria sobre tabagismo e fiquei impressionado. Um dos motivos que faz alguns fumantes desistirem do vício é o cansaço. Confesso que não sabia que soprar fumaça cansava.

Mesmo nas férias, na praia, o cansaço está ali, firme e forte. Às vezes estamos tão cansados que não temos forças para dar conta de simples atos corriqueiros. Minha mulher, apontando para o mar saltita alegre: “Tá vendo lá no horizonte, é a África!” Retruquei: “Tá vendo aquilo, indo embora? É meu chinelo!”


Toda e qualquer profissão, por mais prazer que ela possa proporcionar uma hora cansa. Mas não deveria. No meio do voo, em meio a uma turbulência, Afonso descabelado, aos prantos, desfila pelo corredor do avião: “Estou cansado! Pra mim já deu, pra mim chega!” A aeromoça se prontifica a acalmá-lo: “Tudo bem que o senhor está cansado, Seu Afonso, mas, precisamos terminar o voo,  volte para o seu lugar. Não sei se você tá lembrado, mas é o piloto!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário