sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Bubalinos de temperamento dócil

Martha recebia suas amigas do banco para uma confraternização. Não era nada demais, e não eram tantas amigas assim, apenas Nádia, Vânia e Odete. Um trio que junto com a dona da casa era capaz de fazer mais barulho que todos os trios elétricos de Salvador juntos.  Enquanto seu marido havia ido ao estádio assistir uma partida de futebol, Martha e as amigas se divertiam em uma reuniãozinha regada à cerveja sem álcool, salgadinhos e fofoca. Motivo mais que suficiente para passarem à tarde de domingo afiando as garras, destilando veneno e rindo muito mais alto que a Fafá de Belém. Do nada Leonardo, marido de Martha, entra pela porta da cozinha em estado catatônico, cambaleando, tateando e sujando as paredes brancas de terra, completamente suado, com os olhos rútilos, roupas rasgadas, hematomas e cortes por todo o corpo.

-Querido, o que foi que houve?

-Nada – Ao perceber as visitas de sua esposa emenda: - Olá garotas, tudo bem?

Vânia tentou ser agradável: - Nós estamos! Já você, tenho lá minhas dúvidas.

-Eu também – E desabou no chão.

Vânia, que das amigas presentes, era quem tinha menos intimidade com Leonardo se aproveitou:  - Por um acaso você estava participando de uma invasão de fazenda com o pessoal do Mst?

-Não, seu marido até me convidou, mas não tenho boné vermelho!

Nádia, uma das amigas de Martha, cujo Leonardo teve um caso, ainda nos tempos da faculdade tenta, mas não consegue conter-se, é mais forte que ela: – E esses rasgos enormes na calça, é lançamento novo da Calvin Klein, querido?

-Não querida, é coleção 2014 da Colcci exclusiva para mendigos!

-Amor, o que aconteceu com você? Está todo arrebentado!

-Fui atropelado por uma manada de Búfalos!

-Bufálos?  - Nádia Ri de maneira descompassada. Ao perceber que todas permanecem quietas, emenda: - Nossa gente, eu achava que o único animal urbano com temperamento dócil, cabeça leve e chifre curto que existisse fosse meu marido!

-Amor, você bebeu?

Odete, que até então permanecia calada, cai da cadeira. Espatifa no chão de pernas abertas para o alto  em uma cena mais deprimente que fila de lotérica em dia de pagamento.

-Menos que a Odete, com certeza!

Odete reage: - Engano seu querido, não bebi nada, essa cadeira é que está com defeito!

-O defeito dela talvez seja o limite de peso. Não foi feita par suporta mais de uma tonelada.

Odete tenta sair pela tangente: - Ai queridinho vai me dizer que existe uma gigantesca manada de Búfalos espalhada em Londrina então? Onde?  No Catuai, no cinco conjuntos ou no Centro Cívico?

-Em frente de casa – Bufando levanta-se, com extrema dificuldade.

Martha deixa a cozinha vai até o portão e volta.

-Em frente de nossa casa tem uma centena de torcedores de futebol, não Búfalos!

-É a mesma coisa!

-Mesma coisa nada Leonardo. Existe uma enorme diferença!

-Verdade, com os Búfalos há diálogo!





Nenhum comentário:

Postar um comentário